EXCLUSIVO: Delegado responsável decide sobre indiciamento de Felipe Neto

06/11/2020
Felipe Neto. Reprodução/Internet
Felipe Neto. Reprodução/Internet

Youtuber responderá pelo crime art. 244-B - Corromper ou facilitar a corrupção de menor de 18 anos

Saiu na data de ontem (05) a decisão do indiciamento do youtuber Felipe Neto , que tem como responsável o delegado titular do Rio de Janeiro, Pablo Dacosta Sartori. O FeFala teve acesso ao documento com exclusividade.

Essa decisão é em cima de mais uma denúncia feita contra Felipe Neto, aceita pelo Ministério Público Federal. Na representação constam aproximadamente 38 links de vídeos com supostas práticas de crimes, e que o órgão analisasse também o livro "Felipe Neto: A trajetória de um dos maiores youtubers do Brasil" por considerar que a obra tem conteúdo impróprio para o público infanto-juvenil. Na página 25 do exemplar, há uma brincadeira chamada Casa, Mata ou Trepa, onde o artista sugere a escolha de uma celebridade, entre elas o ator pornô Kid Bengala, justificando a última ação da brincadeira.

Neto foi qualificado e indiciado para ser ouvido, mas prestou esclarecimentos por escrito onde afirma em sua defesa que os vídeos e um livro com conteúdos impróprios para crianças e adolescentes foram disponibilizados posteriormente ao ano de 2017 e já vinham com marcações de idade.

Segundo Sartori, embora o indiciado afirme em sua defesa que os vídeos e um livro com conteúdos impróprios para crianças e adolescentes foram disponibilizados posteriormente ao ano de 2017, as fotos disponibilizadas pelo próprio autor deixam claro que no ano de 2016 ele tinha como público crianças e adolescentes.

Tem também um vídeo onde o Felipe Neto trata de sexo, colocando a classificação em 13 anos, o que já teria enquadramento legal para o entendimento de Sartori.

Por fim, Neto responderá pelo crime art. 244 da Lei 8069/90 - corromper ou facilitar a corrupção de menor de 18 (dezoito) anos, com ele praticando infração penal ou induzindo-o a praticá-la, com pena de reclusão de um a quatro anos.